Durante a jornada tentante, o fator masculino pode ser o que está dificultando a tão sonhada gestação.
E a azoospermia é um dos principais motivos de infertilidade masculina, podendo ser bastante frustrante para os homens que desejam ter filhos.
No entanto, é importante entender que existem dois tipos de azoospermia. Essa disfunção manifesta-se na falta de espermatozoides no ejaculado.
É um distúrbio de fertilidade em que o homem não apresenta espermatozoides em seu sêmen. Ela acontece em cerca de 1% dos homens e é um dos motivos principais da infertilidade masculina.
Os tratamentos para azoospermia variam dependendo do tipo e da causa. Eles podem incluir o uso de medicamentos para melhorar a produção de espermatozoides ou cirurgia para desobstruir as vias espermáticas. O procedimento mais adequado depende das circunstâncias particulares de cada caso.
Além do tratamento médico, é importante que os homens com azoospermia tenham um estilo de vida saudável. Isso significa praticar atividades físicas regulares, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco. Também é importante reduzir o estresse e ter um sono adequado.
Os fatores que levam à azoospermia podem ser diversos, sendo possível identificar dois tipos: obstrutiva e a não obstrutiva. Cada um destes tipos é caracterizado por uma causa específica, que pode variar desde problemas anatômicos a fatores genéticos.
Azoospermia obstrutiva
A azoospermia obstrutiva ocorre quando os testículos do homem produzem os espermatozoides, entretanto, há algum bloqueio nas vias espermáticas que impedem que os gametas saiam pela uretra e sejam encontrados no ejaculado.
As principais causas da azoospermia obstrutiva são, entre outros:
-vasectomia;
-epididimite;
-varicocele;
-problemas nos ductos espermáticos;
-estenose dos ductos deferentes.
Azoospermia não obstrutiva
Na azoospermia não obstrutiva o problema não está em algum bloqueio das vias deferentes e sim na produção de espermatozoides.
Principais causas dessa disfunção:
-traumas testiculares;
-doenças inflamatórias pélvicas;
-radioterapia ou quimioterapia;
-desequilíbrios hormonais;
-genéticas;
-uso de determinados medicamentos.
A azoospermia é uma condição médica que afeta homens de todas as idades, por isso, é preciso ter atenção aos sinais e conhecer os diferentes tipos. Assim, é possível iniciar os cuidados o mais cedo possível.
A realização de um espermograma detalhado e feito por especialistas pode ajudar o médico na melhor conduta.
A CrioBrasil tem um espaço ideal para você iniciar ou dar continuidade à sua jornada de cuidados: o Concierge Masculino.
Nele, você conta com uma estrutura confortável, discreta e segura para a realização dos seus exames, além de uma equipe altamente capacitada.
É só entrar em contato com a gente. Vamos lá?