Você sabia que os espermatozoides podem apresentar algumas anormalidades?

Quando o assunto é fertilidade e saúde reprodutiva, é comum que o foco seja as mulheres. Entretanto, o fator masculino também desempenha um papel crucial nesse processo.

Cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são causados por conta de questões relacionadas à saúde do homem.

E o que muitos também não sabem é que os espermatozoides podem apresentar uma variedade de anormalidades. Hoje, vamos falar mais sobre isso e entender por que essas anormalidades precisam ser evitadas ou investigadas.

Quando há algo de errado com sua saúde, seus gametas também podem ser afetados, o que dificulta a concretização do objetivo da paternidade.

Os espermatozoides são células complexas e compostas por uma cabeça, uma peça intermediária e uma cauda. Para que a fertilização do óvulo aconteça, um espermatozoide deve nadar até penetrar no óvulo.

No entanto, alguns espermatozoides que possuem essas anormalidades não conseguem ter êxito nesse processo e o objetivo da gestação fica cada vez mais distante.

Se houver um alto nível de gametas com esse problema, acontece o diagnóstico de Teratozoospermia.

Anormalidades comuns

Problemas na cabeça: o gameta pode apresentar uma cabeça muito grande ou pequena, além da possibilidade de ter duas cabeças.

Irregularidades na Peça Intermediária: a peça intermediária do espermatozoide é responsável por fornecer energia ao gameta. Quando há algum problema, a motilidade e a capacidade de movimentação do espermatozoide são bastante afetadas.

Defeitos na cauda: uma cauda anormal pode ser muito curta, longa ou ser duplicada, o que pode prejudicar o movimento e a velocidade do espermatozoide.

Causas das anormalidades

Estilo de Vida: Seguir uma dieta inadequada, a falta de exercício e passar estresse constantemente também pode influenciar a saúde do esperma.

Problemas de Saúde: Algumas condições médicas como diabetes, varicocele e infecções podem afetar a produção e a qualidade dos espermatozoides.

Toxinas: Substâncias químicas, poluentes e tabagismo também podem impactar negativamente a qualidade do esperma.

Como o diagnóstico é feito?

Para diagnosticar anormalidades nos espermatozoides, o homem precisa fazer o espermograma, um dos principais exames para avaliar a saúde fértil masculina. Esse exame avalia a quantidade, a motilidade, a morfologia e outras características da amostra seminal.

Se forem identificadas anormalidades, o tratamento varia dependendo da causa.

Na CrioBrasil, você pode fazer seu espermograma com toda a discrição, conforto e agilidade. Aqui, seu resultado fica disponível em 1 dia útil.

Cuide-se em um lugar feito pra você! Conte com nosso Concierge Masculino!