A saúde fértil do homem pode ser afetada por vários fatores.

O espermograma é o principal exame para identificar possíveis problemas que influenciam na capacidade reprodutiva masculina, por isso a importância de termos um diagnóstico preciso e confiável.

Por meio do exame, é possível realizar avaliações de qualidade, quantidade e morfologia do espermatozoide, permitindo que os médicos façam um panorama completo da saúde fértil.

Hoje, você vai entender um pouco mais sobre esse exame e como ele é essencial para todos que desejam cuidar da saúde e realizar o objetivo da paternidade.

O que é o espermograma?

Principal exame para a investigação da produção de espermatozoides, o espermograma é feito a partir da análise de uma amostra seminal que avalia os parâmetros macroscópicos e microscópicos.

Quais são esses parâmetros?

Parâmetros macroscópicos: Coagulação, Liquefação, Viscosidade, Volume, pH, Cor e aspecto.

Parâmetros microscópicos: Motilidade, Concentração de espermatozoides e Morfologia.

Além disso também é possível avaliar a produção (espermatogênese) e a maturação (espermiogênese) dos espermatozoides e identificar a presença de possíveis infecções.

Como é feito o espermograma?

O espermograma é feito por meio da coleta do sêmen, através da masturbação após um período de abstinência sexual de 2 a 4 dias, ou conforme determinado pelo seu médico. Na CrioBrasil, você conta com salas discretas e confortáveis para a coleta da amostra seminal.

Após a coleta, o material é enviado imediatamente para o laboratório, onde a nossa equipe capacitada realiza essa análise completa.

Quais alterações o espermograma ajuda a identificar?

Como dito anteriormente, o espermograma ajuda a identificar diversas alterações. Veja a seguir quais são as principais patologias que podem aparecer neste exame e saiba como elas podem afetar a fertilidade masculina:

Aspermia

O termo aspermia significa ausência de líquido após a masturbação, muitas vezes esse quadro caracteriza a presença de uma ejaculação retrógrada, quando os espermatozoides não saem pela uretra e vão para a bexiga.

Nesses casos a orientação é fazer a análise da urina após a alcalinização da mesma.

Azoospermia

A azoospermia acontece quando não há espermatozoides na amostra seminal. A causa pode ser obstrutiva, que ocorre quando os gametas não conseguem chegar à uretra. Também pode ser não obstrutiva, quando não há problemas no transporte, mas sim na produção dos espermatozoides.

Oligozoospermia

A oligozoospermia é uma condição em que o número de espermatozoides no sêmen é muito baixo, dificultando as chances de promover uma gestão.

Vários fatores estão envolvidos na queda da concentração dos espermatozoides.

Astenozoospermia

A astenozoospermia ocorre quando a motilidade dos espermatozoides está alterada ou ausente. A motilidade dos espermatozoides é dividida em 4 tipos dependendo de como eles estão se movimentando, dessa forma eles podem ser classificados como: Móveis progressivos rápidos, Móveis progressivos lentos, Móveis não progressivos, Imóveis.

Espera-se que a maior proporção de espermatozoides presentes no ejaculado tem uma motilidade progressiva, pois só assim ele conseguirá alcançar o óvulo para  processo de fertilização.

Necrozoospermia

Necrozoospermia é um termo que descreve o estado em que a maioria dos espermatozoides não estão mais vivos ​​e, portanto, são incapazes de fertilizar um óvulo. Essa avaliação é feita através de uma coloração específica para avaliar a vitalidade dos espermatozoides que estão parados.

Os espermatozoides que estão sem movimento, mas que estão vivos, podem ser utilizados através de técnicas de RHA, pois apesar de estarem parados, podem apresentar se material genético íntegro.

Teratozoospermia

A teratozoospermia é caracterizada pela presença de um número elevado de espermatozoides com alterações na sua morfologia. Em alguns casos, dependendo da alteração, o espermatozoide pode não ter a capacidade de se ligar ao óvulo e, portanto, não conseguem fertilizá-lo, em outros podemos identificar a alterações na cauda (parte do espermatozoide que confere motilidade) explicando a ausência de movimentação do espermatozoide.

No espermograma essa análise é realizada em um aumento de 1000x para poder identificar especificamente cada segmento do espermatozoide. Quanto maior for o número de espermatozoides avaliados, maior segurança e confiabilidade temos para realizar a investigação da teratozoospermia.

E o que é a Morfologia de Kruger?

Ao realizar o espermograma, existe um parâmetro essencial nessa análise: a Morfologia Estrita de Kruger.

Após a realização de uma coloração específica e por meio de uma análise microscópica, o profissional analisa o formato dos espermatozoides, para isso ele é dividido em 3 partes: cabeça, peça intermediária e cauda.

Você sabia que os espermatozoides têm padrões bem definidos para cada uma das estruturas e que pode apresentar problemas específicos em sua morfologia como cauda dupla, cabeça grande ou pequena, cauda curta, presença de vacúolos entre outras? Inclusive, essas alterações são causas de infertilidade masculina.

Por isso que a Morfologia Estrita de Kruger é tão essencial.

Problemas na próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que é responsável por produzir parte do líquido seminal. Quando existem problemas nessa glândula, a qualidade do sêmen pode ser afetada e, consequentemente, a fertilidade do homem.

A acidez e a viscosidade anormal do sêmen, normalmente detectados durante o espermograma, podem servir como indicadores de possíveis problemas prostáticos. A análise do pH, ou seja, o grau de acidez do sêmen e a viscosidade (quanto mais viscoso, maior a resistência à movimentação), são medidas importantes para detectar problemas relacionados às glândulas prostáticas.

Uma investigação bem-feita promove uma melhor jornada de cuidados com a sua fertilidade.

E a CrioBrasil sabe como cuidar de você. Fale conosco para agendar o seu espermograma.

Na CrioBrasil, é possível realizar este exame de forma rápida e segura, para que você possa ter um diagnóstico preciso e, assim, iniciar o tratamento adequado. Portanto, caso esteja com dificuldades, conte com a CrioBrasil.

Confira as vantagens em realizar seu espermograma na CrioBrasil:

– Salas de coleta confortáveis e discretas;

– Equipe preparada para te acolher a todo momento;

– Profissionais capacitados para analisar as amostras seminais;

– Resultado em até 1 dia útil.

O nosso Concierge Masculino é o espaço ideal para você realizar todos os exames que a sua jornada de cuidados necessita.

Entre em contato conosco!