Embora os problemas de fertilidade no homem possam ser causados ​​por fatores genéticos ou hormonais, os hábitos e a rotina também desempenham um papel importante na hora promover uma gestação.

O estilo de vida tem um papel fundamental na fertilidade masculina. Pessoas que praticam atividades físicas e alimentam-se de forma balanceada melhoram a qualidade de vida, o que, por sua vez, leva a bons efeitos na saúde reprodutiva.

Iniciar mudanças nos hábitos é uma forma de impactar positivamente na saúde fértil e algumas das práticas saudáveis são:

Evitar o tabagismo

O tabagismo é um dos principais fatores que prejudicam a fertilidade masculina. Ao fumar, os homens provocam danos a longo prazo nos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino responsável pela produção de espermatozoides.

Além disso, o cigarro também pode levar à disfunção erétil e infertilidade, uma vez que afeta a circulação sanguínea nos órgãos reprodutivos.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Os homens que desejam ter filhos devem estar cientes de que o consumo de bebidas alcoólicas tem um impacto bastante negativo na fertilidade.

O consumo excessivo de álcool pode comprometer a qualidade do sêmen. Isso ocorre pois reduz os níveis dos hormônios testosterona, folículo-estimulante e luteinizante (LH), que são responsáveis pelo controle do sistema reprodutivo.

Além disso, pesquisas mostram que o consumo de álcool pode levar ao desenvolvimento de câncer nos testículos, uma doença grave que pode levar à infertilidade.

Fazer exercícios físicos regularmente e ter uma dieta balanceada

A dieta balanceada é importante para proporcionar ao organismo os nutrientes necessários para a produção de espermatozoides saudáveis.

Alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos são essenciais para a produção de um sêmen de alta qualidade e motilidade.

Também é importante salientar que o excesso de peso influencia diretamente a fertilidade masculina. Homens com sobrepeso tendem a ter menor quantidade e qualidade de espermatozoides, o que pode dificultar a concepção.

Portanto, é necessário manter um peso saudável, o que pode ser obtido por meio da prática de exercícios físicos e adoção de uma dieta balanceada.

Usar roupas íntimas leves

Uma forma de preservar a saúde reprodutiva masculina é prestar atenção à temperatura testicular. Uma temperatura elevada pode afetar a qualidade dos espermatozoides.

O uso de roupas íntimas sintéticas deve ser evitado. É recomendado que o homem opte por cuecas de algodão, que absorvem melhor a transpiração.

Além disso, é recomendado usar roupas leves durante o verão e não ficar muito tempo em ambientes quentes. Usar calças muito apertadas, por longos períodos de tempo, é altamente prejudicial à saúde masculina.

A saúde reprodutiva masculina está diretamente relacionada ao estilo de vida que cada homem leva.

Além desses hábitos, realizar consultas regularmente, além dos exames solicitados pelo médico, também pode prevenir e oferecer melhores chances de tratar possíveis problemas.

Em nosso Concierge Masculino, há toda a estrutura para que você cuide da sua saúde e potencialize o seu bem-estar.

Confie! Estamos ao seu lado.