Quando falamos sobre fertilidade, é comum que o foco recaia mais sobre as mulheres, mas a fertilidade masculina também é influenciada pelo passar dos anos.

Por isso, todo homem deve se atentar à sua fertilidade desde jovem e seguir com esse zelo com o passar dos anos. Principalmente para quem deseja chegar à paternidade, esse deve ser um ponto de atenção constante.

Se você está na casa dos 40 anos ou mais e deseja ter filhos, é importante ter em mente como o tempo pode impactar a saúde reprodutiva e quais são as opções para manter a fertilidade em boas condições.

No Que A Idade Pode Influenciar Na Fertilidade Masculina?

Mesmo que a fertilidade do homem sofra alterações um pouco mais tardiamente que a da mulher, ainda assim podem surgir problemas que interferem na capacidade reprodutiva:

Aumento da fragmentação do DNA espermático: esse é um problema que pode levar a problemas genéticos, além de dificultar a fecundação;

Mudanças nos níveis hormonais podem afetar diretamente a testosterona, o que impacta na produção seminal;

Redução da mobilidade espermática: os espermatozoides podem perder parte da capacidade de se movimentar em direção ao óvulo.

Apesar desses impactos, é importante lembrar que muitos homens conseguem ter filhos saudáveis após os 40, principalmente quando adotam hábitos saudáveis e buscam apoio médico, se necessário.

Atuar de maneira preventiva é o caminho ideal, pois assim, além de prevenir problemas, é possível descobrir precocemente se algo estiver errado e ter maiores chances de tratamentos eficazes.

E você sabia que existem diversos fatores que podem agravar os impactos da idade na fertilidade masculina? Alguns deles são:

Estilo de vida: o consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e uma alimentação pobre em nutrientes podem prejudicam a qualidade seminal. Além disso, são hábitos que afetam o corpo todo;

Condições de saúde: Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, podem afetar negativamente a produção e a qualidade dos espermatozoides;

Exposição a toxinas: produtos químicos, radiação e altas temperaturas podem danificar os espermatozoides. Assim, pessoas que trabalham com esses componentes precisam tomar cuidado e analisar regularmente como vai a saúde fértil.

Embora o envelhecimento seja inevitável, você pode tomar medidas para preservar sua fertilidade por mais tempo.

Adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente, evitar o estresse, deixar de lado hábitos como tabagismo e consumo excessivo de álcool, fazem toda a diferença.

Além disso, realizar consultas e exames médicos regularmente ajuda a identificar e tratar condições que possam comprometer a fertilidade.

Quando Procurar Ajuda Médica?

Se você tem mais de 40 anos e está tentando ter filhos há mais de 6 meses sem sucesso, procure a CrioBrasil.

Aqui, temos o Concierge Masculino, um espaço discreto, confortável e acolhedor, para que você tenha uma jornada de cuidados completa.

Com os cuidados certos e o apoio da nossa equipe altamente capacitada, você terá tudo para superar os obstáculos e dar um passo confiante rumo à paternidade.

Vamos juntos nessa jornada?

Fale com a CrioBrasil!