Você realizou o espermograma, investigou a sua fertilidade e o resultado veio: você tem azoospermia! E agora, o que fazer?

No blog de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa condição, caracterizada pela ausência de espermatozoides no ejaculado. Se você está vivenciando esse quadro, chega de preocupações, pois temos boas notícias para você!

Entenda mais sobre a Azoospermia

Os espermatozoides são produzidos nos testículos e armazenados nos epidídimos, onde amadurecem enquanto gametas. É só após o estímulo sexual que os espermatozoides se unem ao sêmen, responsável por contribuir para sua mobilidade e mantê-los vivos até o momento da fertilização do óvulo.

A azoospermia é justamente quando o sêmen não contém espermatozoides, fato que pode ocorrer por um problema tanto na produção quanto no armazenamento ou passagem desses gametas.

Mesmo que a fertilidade masculina ainda seja considerada um tabu socialmente, é importante entender mais sobre o tema e mesmo sobre o funcionamento do sistema reprodutor masculino para expandir o diálogo.

E para entender melhor o seu diagnóstico, é necessário entender a natureza da sua azoospermia.

Azoospermia obstrutiva

É quando a ausência de espermatozoides no sêmen se deve por um problema de obstrução. Os gametas são produzidos normalmente, mas não conseguem chegar à uretra. Essa condição pode acontecer após uma vasectomia, uma infecção ou mesmo uma doença genética.

Felizmente, na Azoospermia Obstrutiva, ainda existe a possibilidade de obter-se os espermatozoides por outros meios, permitindo uma inseminação artificial com os gametas do homem.

Azoospermia não obstrutiva

Nesse caso, o problema não está na passagem dos gametas, mas na produção destes. Isso pode ocorrer tanto por doenças que atingem os testículos como por anomalias congênitas ou danos externos.

Nestes casos, torna-se inviável a extração de espermatozoides para que seja feita uma inseminação artificial. Mas calma, ainda há solução: buscar o suporte de um banco de sêmen

Banco de Sêmen é uma opção para você!

Se você chegou até aqui e compreendeu que, devido ao seu diagnóstico, será necessário buscar outros meios para realizar o seu objetivo de ser pai, não se preocupe. Ainda existem possibilidades e você não precisa abrir mão de um objetivo que vem alimentando até aqui.

Nós, da CrioBrasil, contamos com duas opções de banco de sêmen. A primeira é o CrioBrasil Donors, com amostras nacionais. Já a segunda opção é o Fairfax Cryobank, com amostras internacionais. Em ambos os casos, garantimos qualidade, segurança e agilidade.

Então, não tenha receio de dialogar com sua parceira ou parceiro: talvez seja o momento de buscar um banco de sêmen e, assim, realizar o objetivo da paternidade. Dê esse passo com confiança!

E se ainda não sabe o que fazer, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui. Será um prazer sanar todas as suas dúvidas e dar o próximo passo na sua jornada junto com você!