A definição exata de infertilidade preconizada pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e pela OMS é a incapacidade de obter uma gestação após um ano de tentativas sem nenhum uso de métodos contraceptivos e relações sexuais frequentes.

Hoje, estima -se que em cerca de 30% dos casos que não conseguem engravidar, a principal causa reside no homem. Mas, por quê? Quais são as causas? É isso que você vai descobrir.

Listamos abaixo as 5 possíveis causas mais frequentes da infertilidade masculina. Confira!

1. Varicocele

A varicocele, caracteriza-se pela dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme dentro da bolsa escrotal, isso pode atrapalhar a produção dos espermatozoides, uma vez que essa dilatação anormal acarreta um aumento da temperatura testicular, a qual pode levar a alterações na produção e na qualidade dos gametas (espermatozoides).

A varicocele pode ser unilateral ou bilateral e apresenta 3 estágios dependendo do grau.

2. Produção de espermatozoide não é suficiente

Uma das causas da infertilidade masculina é a baixa produção de espermatozoides, chamada de oligozoospermia ou nos casos mais graves de criptozoospermia. Isso pode ser decorrente de alteração hormonal, varicocele, processo infeccioso ou inflamatório. O importante é sempre ter uma avaliação de um médico especialista.

3. Tabagismo

Fatores comportamentais e maus hábitos contribuem para a infertilidade. Um deles é o tabagismo, que está associado a alterações nos níveis hormonais,  redução na qualidade do sêmen, incluindo concentração de espermatozoides e motilidade, porém seu efeito mais deletério está na alteração na fragmentação do DNA dos espermatozoides.

4. Drogas e medicamentos

Abuso de álcool, drogas, anabolizantes e alguns medicamentos podem comprometer a saúde fértil, pois afetam diretamente o desempenho dos gametas masculinos.

5. Obesidade e estresse

Dietas desequilibradas, obesidade e sobrepeso podem contribuir negativamente para a infertilidade masculina. Junte isso ao estresse e terá uma combinação complicada. É que com a obesidade causando a diminuição do número de espermatozoides e o estresse acarretando problemas de impotência, dificuldades de ejaculação entre outros, a saúde fértil pode entrar em colapso.

Agora que você já conhece as causas mais frequentes da infertilidade masculina que tal preservar a sua fertilidade? Comece com bons hábitos e fazendo uma avaliação geral de sua saúde fértil. Clique aqui e conheça os exames disponíveis na CrioBrasil.