É comum que os homens tenham uma tendência a cuidar menos da saúde do que as mulheres. Nos dias atuais a saúde masculina vem sendo um tema muito debatido e de muita importância. Você, homem que está lendo esse texto: quando foi a última vez que você buscou um atendimento médico sem que houvesse uma queixa pessoal?
Quando falamos sobre a saúde do homem, muitos detalhes precisam ser levados em consideração e um deles é continuamente esquecido: a fertilidade. 40% dos casos de infertilidade em um casal é decorrente de uma questão vivenciada pelo homem.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que “o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país”. Estima-se que 65.840 novos casos de câncer de próstata surgirão entre 2020 e 2022. Aliás, homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Segundo a American Cancer Society, “o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.” Todavia, o artigo também afirma que: “O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença não morrerão por causa dela.”
Ainda é grande o número de homens que precisam cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.
O nosso objetivo com este conteúdo é alertar sobre esse comportamento prejudicial e incentivar a manutenção da saúde masculina.
A realização periódica de exames deve ser feita com foco na prevenção, ou seja, manter uma rotina de exames para que a saúde possa ser protegida. Essa é a melhor maneira para promover um diagnóstico precoce e assim não se assustar com possíveis doenças, incômodos ou questões que poderiam ter sido descobertas e tratadas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que todos os homens acima dos 40 anos façam exames preventivos. A visita a um urologista deve ser considerada para avaliação da saúde masculina.
Quando há histórico familiar de patologias, as ações preventivas devem começar ainda antes, a partir dos 35 anos. Isso em casos em que o homem mantém uma rotina de hábitos saudáveis. No caso de fumantes, sedentários e/ou que estão acima do peso, a rotina de exames preventivos deve começar ainda antes.
E tudo isso pode prejudicar a fertilidade dos homens.
De modo geral, consultas e exames de rotina devem ser feitos com frequência, visando a manutenção da saúde e garantia de bem-estar e qualidade de vida, para o presente e o futuro.
É imprescindível manter a sua qualidade de vida e bem-estar em primeiro plano.
Além dos exames mais conhecidos, como exames de sangue, urina, cardiovascular e de próstata (indispensáveis), existe a possibilidade de cuidar da sua saúde reprodutiva também!
Alguns assuntos ainda são tratados como tabu, mas não deveriam. Assim como a feminina, a saúde reprodutiva masculina deve ser avaliada com cuidado e atenção. Existem diversas situações em que os exames destinados especificamente à essa área podem te ajudar, como:
Espermograma: este é, sem dúvida, o principal exame na investigação da infertilidade masculina. Com ele é possível analisar volume, concentração, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides e assim compreender como está a saúde destes;
Análise da Fragmentação do DNA Espermático: Com este exame é possível avaliar o nível de integridade do material genético dos espermatozoides. Seu caráter é complementar ao Espermograma e aqui na CrioBrasil nós o realizamos por duas metodologias: TUNEL e SCD. Em ambas é possível perceber por microscopia as diferenças entre os espermatozoides fragmentados e aqueles que estão completos.
A sua saúde pode estar em risco, mas não precisa!
Entre em contato com a equipe da CrioBrasil e agende os seus exames! Conheça nosso exclusivo serviço de Concierge Masculino. Atuamos para que homens tenham acesso a serviços eficazes e de qualidade, exatamente o que você precisa para não deixar mais a sua saúde de lado.