O planejamento familiar e a decisão sobre o futuro reprodutivo são escolhas importantes, mas muitas vezes são adiadas. A Medicina Reprodutiva promove o Planejamento Reprodutivo, uma estratégia proativa para conhecer sua saúde hoje e garantir opções no futuro.

O declínio da Fertilidade: idade e diagnóstico

O tempo é o fator mais crítico:

Para ELAS (O Relógio Biológico): A fertilidade feminina declina após os 35 anos devido à redução da quantidade e qualidade dos óvulos. O planejamento ideal envolve o Congelamento de Óvulos, uma poderosa forma de garantir a gestação futura e oferece tranquilidade para outros projetos de vida.

Para ELES (A Saúde do Sêmen): A qualidade do sêmen também é afetada por idade, estilo de vida e toxinas, podendo aumentar a Fragmentação do DNA Espermático, o que dificulta a concepção. O planejamento masculino começa com o diagnóstico, utilizando exames como o Espermograma e a Avaliação de Fragmentação de DNA Espermático.

Preservação

O planejamento reprodutivo é vital para quem enfrenta tratamentos de risco, como o campo da Oncofertilidade. Antes de iniciar quimioterapia, radioterapia, ou mesmo antes de uma vasectomia, o congelamento de sêmen, óvulos ou embriões é uma prioridade médica para garantir que a saúde reprodutiva não seja comprometida.

Banco de sêmen, qualidade e diversidade

O planejamento envolve ter acesso ao melhor material genético:

A CrioBrasil, como representante oficial de renomados bancos como Fairfax Cryobank, Fairfax Egg Bank e Cryos no Brasil, garante acesso seguro e de alto padrão a um extenso catálogo para importação de sêmen e óvulos.

O planejamento reprodutivo te dá a liberdade de escolha. Não espere até ser tarde demais. O cuidado preventivo, seja pelo diagnóstico preciso ou pela preservação da fertilidade, é o caminho mais seguro para realizar o sonho da parentalidade.

Dê o primeiro passo no seu planejamento! Agende uma consulta com um especialista em Reprodução Humana e converse com a CrioBrasil.