A avaliação da fragmentação do DNA espermático investiga o grau de integridade do material genético dos espermatozoides, ele é um exame complementar ao espermograma, que é a análise seminal convencional.
Metodologia:
Nós na Crio Brasil realizamos a avaliação por duas metodologias diferentes:
Técnica de dispersão da cromatina espermática (SCD), onde após a desnaturação do DNA e posterior remoção das proteínas contidas em cada espermatozoide, podemos visualizar a formação de um halo na cabeça do espermatozoide que indica a presença do DNA intacto, de forma contrária, os espermatozoides com DNA fragmentado não tem a formação do halo ao redor da cabeça.
Técnica de TUNEL (terminal deoxynucleotidyl transferase mediated dUTP-biotin nick-end labeling) onde uma enzima chamada terminal deoxynucleotidyl transferase (TdTA) identifica os pontos de quebra na fita de DNA na extremidade livre 3′OH. Os locais de quebra são marcados através de uma sonda fluorescente e a análise é feita através de um microscópio específico. Os espermatozoides com o DNA íntegro coram em azule e aqueles que apresentam alguma quebra coram em verde.
Quando está indicado?
A análise da fragmentação do DNA espermático é indicada em várias situações, entre elas podemos destacar: