Quando se trata de investigar problemas de fertilidade masculina, os exames laboratoriais desempenham um papel fundamental. Entre eles, pode ser que você tenha que realizar dois: Espermograma e Espermocultura.

Embora ambos estejam relacionados à avaliação do sêmen, eles têm finalidades distintas e devem ser realizados em situações específicas. Então, qual a diferença? Quando realizar cada um? Para te ajudar, fizemos esse Blog Post repleto de informações!

Continue a leitura!

O Que É o Espermograma?

O Espermograma é um dos mais importantes exames para avaliar a fertilidade masculina. Ele analisa parâmetros macroscópicos e microscópicos, totalmente importantes para o diagnóstico da fertilidade masculina.

Alguns deles são viscosidade, cor e aspecto, coagulação, pH, morfologia dos espermatozoides, motilidade espermática, concentração de leucócitos, entre outros.

É comum que esse exame seja solicitado em casos de dificuldade para engravidar, histórico de infertilidade, após vasectomia, ou até mesmo como parte de uma avaliação de rotina para casais que estão tentando uma gestação.

Quando realizar o Espermograma?

-Dificuldade para engravidar a parceira;
-Após vasectomia para confirmar a ausência de espermatozoides no sêmen;-Reversão da vasectomia;
-Antes e após tratamentos que afetem a espermatogênese, como quimioterapia, radioterapia ou outros procedimentos cirúrgicos;
-Para monitorar o andamento de tratamentos contra a infertilidade.

Existem alguns cuidados necessários antes de se realizar o exame, e na CrioBrasil, deixaremos você a par de tudo. Mas, para que você saiba mais, são cuidados como alguns dias de abstinência sexual e de masturbação, e evitar o consumo de álcool e outras drogas.

E O Que é a Espermocultura?

Se há a suspeita de que estão ocorrendo infecções no sêmen, a Espermocultura é o exame ideal para essa análise.

Esse exame busca identificar a presença de bactérias, fungos ou outros microrganismos patogênicos que possam estar comprometendo a saúde reprodutiva masculina e interferindo na fertilidade.

A amostra de sêmen é deixada em cultivo num meio enriquecido para possibilitar o crescimento bacteriano e logo depois ser avaliada. Se houver identificação, o procedimento realizado é o antibiograma.

Quando Realizar a Espermocultura?

Em casos de:
-Investigação de possível prostatite ou epididimite;
-Histórico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como clamídia ou gonorreia, que podem afetar a saúde do sêmen;
-Disfunções urinárias ou sintomas genitais, como dor ou secreção no pênis, dificuldade para urinar, ou outras queixas que possam sugerir uma infecção.

Embora o Espermograma e a Espermocultura estejam relacionados ao sêmen, esses exames têm finalidades distintas.

E se precisar realizar algum deles, você pode contar com a CrioBrasil!

Aqui, você encontra discrição, agilidade em resultados e uma equipe altamente capacitada para proporcionar a melhor experiência a você.

Cuide-se com quem sabe cuidar bem de você!