Estamos em novembro, mês dedicado à Conscientização sobre o Câncer de Próstata: o Novembro Azul. A campanha teve origem em 2003, na Austrália, com o movimento Movember, criado por dois amigos que decidiram deixar o bigode crescer para chamar atenção à saúde masculina e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde então, a iniciativa se espalhou pelo mundo e se tornou um símbolo de cuidado e prevenção.
O Novembro Azul é um convite para que os homens olhem com atenção para diferentes aspectos da saúde, incluindo a saúde reprodutiva e a fertilidade. Dessa forma, a reprodução assistida também é uma aliada importante nessa caminhada: a oncofertilidade traz a preservação da fertilidade para pacientes que passarão por tratamentos oncológicos.
Neste conteúdo, vamos falar sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, preservação da fertilidade, além de mostrar como a CrioBrasil pode te ajudar a cuidar da saúde masculina com tecnologia e acolhimento.
O Câncer de Próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. Ele geralmente acomete homens acima dos 50 anos, mas pode surgir antes em quem possui histórico familiar da doença.
Na fase inicial, o câncer de próstata costuma ser silencioso, sem sintomas visíveis. Em alguns casos, podem surgir alterações urinárias, como dificuldade para urinar, jato fraco ou vontade frequente de ir ao banheiro, além de desconfortos na região pélvica.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento eficaz e aumentar as chances de cura. O Toque Retal é o exame mais comum para diagnóstico. Rápido e simples, que permite ao especialista avaliar o tamanho, a textura e possíveis alterações na glândula prostática. Caso haja suspeita, podem ser solicitados exames complementares, como biópsia e ressonância magnética.
Receber um diagnóstico de câncer é algo que muda prioridades e planejamentos, incluindo a paternidade. Nesse sentido, a medicina reprodutiva vem buscando alternativas para que esse momento não seja ainda mais difícil para aqueles que sonham em ser pais.
A oncofertilidade é uma área que vem trazendo alternativas para preservar a fertilidade antes do início dos tratamentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia, pois tratamentos como esses podem afetar a produção de gametas.
Para os homens, o principal método de preservação é o congelamento de sêmen, realizado antes do início do tratamento. O material é armazenado em condições controladas de temperatura e segurança, permitindo o uso futuro em técnicas de reprodução assistida.
O Novembro Azul, além da conscientização sobre o câncer de próstata, é também um lembrete sobre a importância de cuidar da saúde como um todo.
Manter bons hábitos de vida não só reduz o risco de doenças crônicas, como também contribui diretamente para a saúde reprodutiva e a qualidade dos espermatozoides.
Confira hábitos que fazem a diferença:
Alimentação equilibrada;
Prática regular de atividade física;
Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
Controle do estresse;
Sono regular.
Com o suporte especializado, como o da CrioBrasil, é possível realizar todo o processo de congelamento de sêmen com tecnologia, sigilo e acompanhamento profissional, garantindo segurança e tranquilidade nesse momento tão delicado.
Além disso, incentivamos o acompanhamento regular da saúde reprodutiva. O espermograma pode, e deve, ser feito não apenas em casos de suspeita de infertilidade, mas também como parte da rotina de cuidados com a saúde masculina.
Use o Novembro Azul como um convite para olhar para si com mais atenção: cuidar da saúde é um gesto de autocuidado e amor próprio.
A CrioBrasil está ao seu lado para que essa jornada seja vivida com acolhimento, confiança e informação.
Fale com a gente! Reforçamos o nosso compromisso em promover prevenção e cuidado em todas as fases da vida masculina.